Skip to main content

Fase 2 - Avaliação Síncrona

Avaliação síncrona!

A avaliação síncrona de Fase 2 ocorrerá somente para os estudantes de nível médio e técnico (NT6). A avaliação seguirá moldes semelhantes à Fase 1, com a inclusão de questões dissertativas.

Sobre a prova

Todos os estudantes participantes da Fase 1 com nota superior ao corte do seu respectivo nível escolar (NT6), estipulado pela Comissão Organizadora da OBSat MCTI, serão classificados para a Fase 2. É garantido ao menos um estudante por cada unidade federativa, considerando o percentil de participação estadual.

A prova será composta por 10 questões de múltipla escolha e 5 questões dissertativas. As questões deverão ser respondidas conforme as instruções específicas contidas no caderno de questões, divulgados conforme cronograma.

Sobre a resolução da prova

A resolução das questões da prova deve seguir as seguintes diretrizes:

  1. A resolução deverá ser escrita de próprio punho, usando somente caneta esferográfica preta e régua. Resoluções realizadas de maneira digital não serão consideradas.
  2. As questões de múltipla escolha deverão ser devidamente preenchidas no Cartão-Resposta.
  3. Todas as respostas dissertativas devem estar nos campos indicados para a resolução, conforme o Cartão-Resposta disponibilizado para a resolução. Resoluções fora do campo de resposta serão desconsideradas.

Submissão da avaliação

A avaliação deverá ser submetida de maneira eletrônica, através da plataforma oficial da Olimpíada.

Sobre a correção da prova

  • A correção do Cartão-Resposta das questões de múltipla escolha ocorrerá de maneira automática.
  • As questões dissertativas passarão pela avaliação individual de um comitê. Esse comitê será formado por avaliadores de todo o Brasil, que irão avaliar as questões digitalizadas, conforme a norma, para correção. Será atribuída uma nota de 0 a 10 para as avaliações submetidas.

Após a consolidação dos resultados estaduais, os mais bem classificados de cada estado, que não tenham/estejam participando da Modalidade Prática, receberão como premiação uma vaga para um minicurso sobre Programação de Pequenos Satélites Educacionais, a ser realizado durante o evento nacional de Fase 4 da Modalidade Prática.

Outras premiações poderão ser oferecidas a critério da organização.