Fase 1 - Avaliação Online
A Fase 1 da Modalidade Teórica será em um modelo completamente online! Isso se deve a diversos fatores, entre eles a acessibilidade para a participação e a redução de entraves pessoais e logísticos para a realização da prova.
Parte da motivação também surge das práticas implementadas durante os momentos de isolamento social da pandemia de COVID-19. Acreditamos ser possível aperfeiçoar e aplicar de maneira que consigamos popularizar e difundir o conhecimento científico sem retirar atributos que consideramos importantes para a prova, como a lisura e a confiança entre a organização e os alunos participantes.
Para isso, precisaremos estabelecer e reforçar alguns valores:
O objetivo da OBSat MCTI é fomentar o conhecimento aeroespacial no país, capacitando e instrumentalizando crianças e jovens com as habilidades necessárias para o século XXI de maneira crítica e socialmente localizada. Nesses valores acreditamos que se pauta a educação e o futuro do país. Por isso, durante a realização da prova buscaremos alternativas e possibilidades para que a lisura da prova seja garantida, de maneira que o aluno, e somente ele, responda às questões e seja responsável pela sua avaliação.
Assinamos, aqui, um contrato informal em busca de uma ética comum para uma aplicação justa para todos os participantes. Pois, somente dessa forma a modalidade teórica da OBSat MCTI poderá continuar existindo, com os frutos que esperamos colher ao longo da sua formação.
Ações que comprometam a lisura e o bom funcionamento das avaliações resultarão em provas anuladas e pode acarretar problemas para todos os participantes.
Portanto, esse documento visa estabelecer algumas informações necessárias para existir uma boa aplicação da prova.
- A aplicação da prova deve ocorrer em horário síncrono em data a ser acordada e divulgada pela organização. Portanto, tenha em mente que a responsabilidade de participação é do aluno interessado.
- A correção ocorrerá de maneira automática via plataforma escolhida para a realização da prova;
- As provas serão distribuídas conforme a atribuição de nível durante a inscrição na Olimpíada. Atente-se para o preenchimento da prova correta, adequada ao seu nível;
- As provas da modalidade teórica devem ser realizadas de maneira individual e sem consulta. Não é permitido a consulta de qualquer material bibliográfico ou anotações prévias;
- Recomendamos ao participante que encontre um local isolado e tranquilo em sua residência (ou escola) para realizar a prova sem interferências.
- Durante a realização da prova será disponibilizado um canal para o esclarecimento de eventuais dúvidas relacionadas ao procedimento de aplicação da prova. Comunicações fora desse canal e com pessoas que não sejam autorizadas pela organização são proibidas.
- Para a realização das provas será necessário acesso à internet. Os meios de participação é de responsabilidade do participante;
Mais informações sobre a plataforma, seus requisitos técnicos para a realização e demais informações serão divulgados ao longo do período de inscrição.
Quantidade de questões e tempo de execução
As questões serão em formato fechado, com forma, tipo de questão e elaboração compatível com os diferentes níveis de participação.
Abaixo temos uma tabela com as relações entre o nível, número de questões e tempo de execução de prova.
- Nível Teórico 1 (NT1): Estudantes regularmente matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental - prova com 10 questões e 1 hora de duração;
- Nível Teórico 2 (NT2): Estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Fundamental - prova com 10 questões e 1h30 minutos de duração;
- Nível Teórico 3 (NT3): Estudantes regularmente matriculados no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental - prova com 10 questões e 1h30 minutos de duração;
- Nível Teórico 4 (NT4): Estudantes regularmente matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental - prova com 15 questões e 2 horas de duração;
- Nível Teórico 5 (NT5): Estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental - prova com 15 questões e 2 horas de duração;
- Nível Teórico 6 (NT6): Ensino Médio e Técnico - prova com 20 questões e 3 horas de duração;
Para os níveis 1 a 3, as questões poderão incluir: relações entre palavras e imagens, colorir ou circular imagens/palavras, além de questões de múltipla escolha, correlação, detectar palavras ou caracteres faltando e verdadeiro ou falso.
Níveis 4, 5 e 6 serão compostas por questões de múltipla escolha, correlação, detectar palavras ou caracteres faltando e verdadeiro ou falso. Maiores diferenças se darão por formato e construção conceitual. Para o nível 6 haverá possibilidade de questões de múltipla escolha com uma ou mais alternativas corretas.
Qual o conteúdo abordado nas provas da Modalidade Teórica?
O conteúdo para cada nível está descrito em apêndice, no Manual de Estudos da Modalidade Teórica.
Ele é baseado nos documentos da Base Nacional Comum Curricular e Matrizes de Referência do MEC, e unidades federativas, para o Ensino Fundamental e Médio. As provas terão problemas sobre astronomia, astronáutica, programação, radioamadorismo e satélites que podem ser resolvidos com ferramentas e conceitos do currículo básico escolar. Além disso, como a área aeroespacial é multidisciplinar, as provas podem incluir tópicos transversais como ciências, matemática, física, química, geografia, história e linguagens.
No Comments