Sobre a Modalidade Teórica
Nessa edição, surgimos com novidade! Temos uma modalidade prática que abarca todos os níveis do ensino básico! A modalidade teórica surge por alguns motivos, como:
- Acessibilidade: A prova teórica permite que mais estudantes participem, sendo possível expandir para os anos iniciais do Ensino Fundamental, além de poder ser realizada independentemente de sua localização geográfica ou condições financeiras;
- Flexibilidade: A prova teórica permite que os estudantes realizem a prova em um horário e local convenientes para eles;
- Mediação de conhecimento: A realização de uma prova teórica permite mediar o conhecimento especializado junto ao conhecimento dos estudantes sobre os temas relacionados a satélites, além das habilidades práticas;
- Ampliação do número de participantes: Uma prova teórica permite ampliar o número de participantes, aumentando assim a difusão do conhecimento e o estímulo à aprendizagem;
- Oportunidade de preparação: Uma prova teórica permite que os estudantes se preparem para a prova, desenvolvendo suas habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico;
- Ampliação do alcance: Permite ampliar o alcance da olimpíada, alcançando mais estudantes de outras regiões além das quais se fez possível realizar eventos regionais;
- Simplificação e redução de custos: A prova teórica pode simplificar a organização e logística para o alcance do conhecimento aeroespacial até o aluno, além de reduzir os custos de realização do evento;
- Possibilidade de nivelamento: A realização de uma prova teórica permite uma possibilidade de nivelar os conhecimentos esperados dos participantes relativos aos tópicos da Olimpíada, pois todos os participantes passarão por desafios semelhantes ao responder às mesmas perguntas.
Como a Modalidade Teórica está organizada?
Através do tópico de satélites de pequeno porte (CanSat, PocketQub e CubeSats, no caso desta olimpíada científica), temos a possibilidade de abordar diversos ramos do conhecimento de maneira interdisciplinar, promovendo e potencializando o processo de ensino-aprendizagem. Os desafios para os estudantes é relacionar os conhecimentos disciplinares da Nova Base Comum Curricular (BNCC) aos tópicos correlatos de satélites, radioamadorismo e suas aplicações.
Assim, os participantes terão a oportunidade de se desenvolver nas competências acadêmicas esperadas para o nível correspondente, bem como possibilitar a ampliação do seu conhecimento acerca dos tópicos alcançados pela OBSat MCTI. Ao longo desse processo, os participantes irão:
- Aprender a partir de experiências multidisciplinares;
- Familiarizar-se com a metodologia científica;
- Aproximar-se da cultura aeroespacial;
- Relacionar seus conhecimentos disciplinares com as situações interdisciplinares que envolvem o ambiente espacial.
Quem pode participar da modalidade teórica?
Todo estudante de Ensino Fundamental, Médio e/ou Técnico. Os alunos participantes devem ter vínculo (estarem matriculados) em uma instituição de ensino.
Obs.: Não é necessário participar da Modalidade Teórica para poder participar da Modalidade Prática, mas é permitido participar nas duas modalidades.
Quais são as categorias onde a modalidade teórica está organizada?
O nível é atribuído com base nas informações de ano escolar do participante.
- Nível Teórico 1 (NT1): Estudantes regularmente matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental;
- Nível Teórico 2 (NT2): Estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Fundamental;
- Nível Teórico 3 (NT3): Estudantes regularmente matriculados no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
- Nível Teórico 4 (NT4): Estudantes regularmente matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
- Nível Teórico 5 (NT5): Estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
- Nível Teórico 6 (NT6): Estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio e Técnico.
Como participar?
A participação da modalidade teórica é individual e a inscrição deve ser realizada em nome do próprio estudante, sendo ele, ou um tutor, o principal responsável pela sua inscrição e atribuição de nível, com documento comprobatório.
O que é necessário para a inscrição?
Nome completo, série, data de nascimento e demais comprovantes (residência e escolaridade). A inscrição é gratuita. Para se inscrever, acesse: https://OBSat.org.br/inscricoes/.
O nível é atribuído com base nas informações de ano escolar do participante.
Obs.: equipes compostas por grupos prioritários, como meninas, alunos de escolas públicas, indígenas, negros(as), jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com deficiência (PcD) são incentivados e receberão certificados especiais.
Quais são as Fases da Modalidade Teórica?
A Modalidade Teórica da OBSat MCTI possui 3 fases principais:
- Fase 0: Treinamento - Palestras para nivelamento na área aeroespacial;
- Fase 1: Avaliação online!;
- Fase 2: Avaliação síncrona!.
A Modalidade Teórica é realizada em uma única etapa para os Níveis Teóricos 1-5 (Fase 1) e em duas etapas para o Nível Teórico 6 (Fase 1 e 2).
- Fase 0: Será composta por uma série de palestras e transmissões com especialistas visando capacitar e difundir o conhecimento aeroespacial. Em breve o calendário de transmissões será divulgado! Enquanto isso, aproveite o conteúdo disponível e indicado pelo edital.
- Fase 1: As provas serão aplicadas online, em data definida pela Coordenação da OBSat MCTI. Os alunos deverão realizar a prova em única tentativa no período estipulado pela organização. As provas serão adaptadas em conteúdo e formato compatível com o nível escolar e faixa etária. As provas terão duração de 1h30 a 3h, dependendo do nível de participação.
- Fase 2: As provas de Fase 2 serão realizadas pelos estudantes do Nível Teórico 6 classificados conforme o desempenho na Fase 1. Indicaremos coordenadores de avaliação local, designados pelos Representantes Estaduais. O Coordenador de Avaliação Local será responsável por aplicar as provas em uma Instituição-sede regional, em formato designado conjuntamente com a Coordenação da OBSat MCTI (a ser indicado posteriormente, ainda nesse edital e na plataforma da OBSat MCTI).
Premiação
- Todos os participantes receberão certificados de participação/mérito.
- Uma quantidade ainda não estabelecida, a depender do percentil de participação por nível e região, receberão certificados especiais, nível 'Ouro', 'Prata' e 'Bronze'.
- Após a consolidação dos resultados estaduais, os mais bem classificados de cada estado, que não tenham/estejam participando da Modalidade Prática, receberão como premiação uma vaga para um minicurso sobre Programação de Pequenos Satélites Educacionais, a ser realizado durante o evento nacional de Fase 4 da Modalidade Prática.
- Outras premiações poderão ser oferecidas a critério da organização.
No Comments