Skip to main content

Microcontroladores comuns

ESP32

Arquitetura

Abaixo temos uma imagem mostrando os tipos de conexões suportadas para cada porta da ESP32, as principais que serão usadas ao longo dessa apostila são: as entradas analógicas (ADC), digitais (GPIO) e as de comunicação I2C (GPIO21 E GPIO22).

ESP32-Pinout-1.jpg

Guia de conexão

  1. Baixar 2 drivers de USB para comunicação com a placa pelo Windows: CP210x e CH341SER. (Para o segundo driver, é necessário que a placa esteja conectada em uma porta USB para funcionar)

  2. Com o aplicativo Arduino IDE (download na secção 1.1.1) será possível ver que, após a instalação dos drivers, uma nova porta COM aparecerá e ela é a que deve ser utilizada.

  3. Para ver as portas disponíveis, abra o menu Tools $->$ Port: (figura \ref{fig: Econex1})

1.png

  1. Escolher o modelo de placa que você está usando no menu de escolha de porta e placa (“Select other board and port…”): (figura \ref{fig: Econex2})

2.png

  1. Com o menu aberto você irá pesquisar a placa que está usando e selecionar a porta COM que apareceu nova quando os drivers foram instalados: (figura \ref{fig: Econex3})

3.png

Arduino

Arquitetura

Abaixo temos uma imagem mostrando os tipos de conexões suportadas para cada porta dO aRDUINO, as principais que serão usadas ao longo dessa apostila são: as entradas analógicas (ANALOG PIN), digitais (DIGITAL PIN) e as de comunicação I2C (SCL e SDA).

arduino.png

Guia de Conexão

  1. Fazer o download da interface Arduino IDE;

  2. Com a IDE aberta, a placa Arduino que for conectada deve ser reconhecida imediatamente pelo programa que fará a conexão automática no sistema, pronta para uso.