Layout da PCB

Atividades

Aqui estão os gabaritos dos circuitos desenvolvidos no esquemáticos feitos na seção anterior. Essas não são a única forma de fazê-las, você pode adaptá-las de forma que se encaixe melhor no seu projeto.

Os componentes irão aparecer automaticamente assim que você salvar o esquemático e convertê-lo para PCB ou atualizá-lo. Também, vamos seguir algumas regras, como:

Atividade 1

Figura 1: Design da PCB do circuito 1
Design da PCB do circuito 1
Fonte: Autoria própria

Atividade 2

Figura 2: Design da PCB 2
Design da PCB 2
Fonte: Autoria própria

Atividade 3

Figura 3: Design do circuito 3.
Descrição da imagem
Fonte: Autoria própria

Layout da PCB

Passos Iniciais

Após criar o circuito no esquemático, selecione "Design" e "Update PCB" para começar a criar a PCB. A tela da Figura 1 será aberta quando você fizer isso:

Figura 1: Configuração Inicial
Descrição da imagem
Fonte: EASYEDA

Nessa tela podemos configurar a unidade, deixe em "mm" preferencialmente, a quantidade de camadas, para placas simples 2 camadas é o suficiente, e o tamanho da placa. Selecione "aplicar" para criar o projeto. A tela da Figura 2 será aberta contendo os componentes do seu projeto:

Figura 2: Tela Inicial da PCB.
Descrição da imagem
Fonte: EASYEDA

Antes de irmos para a próxima atividade, reflita sobre qual seria a melhor camada para fazer as trilhas dos componentes, o "BottomLayer" ou o "TopLayer".

Camadas e Objetos

Em "Camadas e Objetos", visto na Figura 3, você acha as diversas camadas para usar na sua placa, sendo as mais usadas o "TopLayer" e "BottomLayer". Além disso, temos também o "TopSilkLayer" e "BottomSilkLayer" que são as marcações dos componentes das placas, o "Ratlines" que são as trilhas azuis para indicar as conexões entre os componentes, o "Contorno da placa" que te permite refazer as bordas da placa. Todas essas opções podem ficar sem a visualização ao clicar no símbolo do olho ao lado da escrita delas.

Figura 3: Camadas Disponíveis.
Descrição da imagem
Fonte: EASYEDA

Ferramentas da PCB

Em "Ferramentas da PCB", visto na Figura 4, você encontrará:

Figura 4: Ferramentas Disponíveis.
Descrição da imagem
Fonte: EASYEDA

Para treinar as funções das Ferramentas da PCB, crie uma placa com as dimensões da Figura a 5. Não precisa colocar nenhum componente em específico, foque em deixar as dimensões mais próximas o possível das dimensões da imagem.

Figura 5: Dimensões da Placa.
Descrição da imagem

Desenvolvimento do Projeto

Para o seu projeto, é importante seguir algumas práticas de boa engenharia. Com o projeto criado, arrume os componentes de uma forma que facilite a passagem das trilhas.

Em Design, selecione "CHECK DLC" para verificar os erros dos seus circuitos. Além disso, também em Design, selecione "Regras de Design" para setar parâmetros para o seu projeto. A tela da Figura 6 abrirá:

Figura 6: Configurações Gerais da Placa.
Descrição da imagem
Fonte: EASYEDA

Ao selecionar uma trilha, abrirá uma aba com várias propriedades que podem ser alteradas. Dentre as mais importantes, temos a opção "Camadas" que permite trocar a camada da trilha sem precisar refazê-la e a opção largura que permite aumentar ou diminuir o tamanho da trilha.

Quando se quer deixar os componentes alinhados, tanto horizontal quanto verticalmente, basta ir em:

Figura 7: Comando para alinhar os componentes.
Descrição da imagem
Fonte: EASYEDA

Resumo do Capítulo

Nesse capítulo nos aprofundamos nas funções da Layout da PCB. Nele, descobrimos como inserir algumas configurações em nossa placa, as utilidades das funções da janela "Camadas e Objetos", como usar as funções de "Ferramentas da PCB" para construir a placa e alguns padrões para seguir e deixar seu projeto mais profissional.